Esse blog possui postagens e comentários.

domingo, 26 de setembro de 2010

1ª GINCANA CULTURAL DA ESCOLA PẼPTYKRE PARKATÊJÊ











    

1ª GINCANA CULTURAL DA ESCOLA PPTYKRE PARKATÊJÊ
Tendo em vista o valor dos costumes e tradições indígenas para o entendimento de nossas origens e como patrimônio histórico e cultural, é de suma importância que sejam propostos mecanismos que fomentem sua utilização e preservação.
Desta forma, A Escola Indígena Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pptykre Parkatêjê realizou, no ano de 2009, sua I Gincana Cultural Estudantil, com o intuito de incentivar o estudo e a vivência da cultura e língua Parkatêjê e a participação dos educandos nas atividades escolares e culturais.
A experiência foi gratificante para educandos e educadores, pois uniu escola e comunidade indígena em atividades como: corrida de tora, jogos de perguntas e respostas, concurso de leitura (Português e Parkatêjê), produção de adereços e artesanatos (esteira, cofo, arco, flecha e tora), concurso de desenho, jogo de flecha, pintura corporal, canto e dança; que otimizou uma aprendizagem significativa, deixando todos inebriados com a cultura Parkatêjê e, por conseguinte, fortalecendo a cultura Parkatêjê.
Devido o sucesso, esta escola está realizando a II Gincana Cultural Estudantil, que teve início dia 22 de Junho do corrente ano com a formação das equipes e disputa de jogo de flecha entre as equipes. Assim, as tarefas são executadas nas sextas – feiras tendo término previsto para o dia 26 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário