Esse blog possui postagens e comentários.

domingo, 26 de setembro de 2010

PROJETO “TROCANDO SABERES COM OS PREKRES”

 “TROCANDO SABERES COM OS PREKRES”








O projeto “Trocando saberes com os prekres¹” está em desenvolvimento há dez anos nas instalações da Escola Estadual Indígena de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Pẽptykre Parkatêjê”, de segunda a quinta-feira, das 07h30min às 10h30min, pois a sexta-feira é destinada às práticas culturais como: caçadas, jogo de flecha, corrida de tora, etc.
É constituído por um grupo de prekres - “velhos” da comunidade indígena Parkatêjê – a palavra “velho” para os indígenas tem sinônimo de sabedoria.


Surgiu devido à necessidade que os prekres tiveram de aprender os saberes e códigos não indígenas, principalmente a língua portuguesa e os códigos numéricos, ao se sentirem lesados em suas relações comerciais, realizadas no comércio próximo a terra indígena Mãe Maria.
Desta forma, ao trabalhar os conhecimentos não indígenas com os alunos, nós, professores, recebemos, em troca, os conhecimentos dos aspectos e traços culturais Parkatêjê, como, a língua Parkatêjê, os mitos, as tradições, etc. tornando esse processo de ensino-aprendizagem dinâmico e intercultural.

¹Como são chamados os membros idosos da comunidades
²Esse projeto é desenvolvido pelos professores: Cintra de Oliveira Cintra e Fábia Melo

Um comentário:

  1. Trabalhar em aldeia é de uma experiencia impar, pois todos os dia vc aprende valores esquecidos pela nossa sociedade, solidariedade, companherismo, preocupação com o próximo!

    ResponderExcluir